WORKSHOPS

SOCIODRAMA E TRABALHO COMUNITÁRIO:
“Entre a Violência e a Esperança: Como vamos sobreviver?”

(Jorge Burmeister e Natacha Navarro)

Este workshop demonstra técnicas activas para trabalho comunitário demonstrando a ligação entre a construção da realidade individual e social. Será dedicado às tarefas de resolução de conflitos e de trabalho para a paz e foca nas cenas culturais da comunidade que se relacionam com paz e violência. Estas cenas serão dramtizadas com Sociodrama, mitodrama,playback e técnicas do teatro do oprimido. Estas dramatizações estimulam a audiência/a Comunidade a tornar-se co-criadora da sua vida comunitária. A ultima demonstração desta técnica contou com 400 pessoas em Bergama, Turquia em Junho de 2007.


SOCIODRAMA E TRAUMA COLECTIVO
(Peter Felix Kellermann)


O tempo não cura todas a feridas: décadas depois de um desastre comunidades inteiras podem continuar a sentir efeitos do trauma passado. Este workshop irá examinar os danos psicológicos e sociais que este trauma produziu na sociedade como um todo. Vamos explorar formas de reabilitação de sobreviventes do trauma colectivo através, por exemplo, Sociodrama e relacionado com o trabalho de grupo. Ao tentar entender o passado, estaremos igualmente a preparar o futuro. Este workshop é baseado no novo livro Sociodrama e Trauma Colectivo e em 30 anos de experiência a tratar sobreviventes de traumas de guerra e de outras formas de desastres de todo o mundo.


O QUE DEVEMOS FAZER?
(Jeanne Burger)

Sociodrama é uma metodologia útil para ensinar e explorar a Ética. Neste workshop experimental escolheremos um dilema Ético para o explorar-mos como grupo e criar um Sociodrama para procurar algumas questões, algumas respostas e algumas descobertas sobre o assunto e sobre nos próprios. Este workshop é adequado a todo o tipo de participantes


O SOCIODRAMA COMO FERRAMENTA
DE TEAM COACHING
(Micaela Ramos e Ana Caetano)

O presente workshop abordará em que medida as técnicas sociodramáticas são uma ferramenta por excelência do teamcoaching, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das vertentes sócio-afectivas e emocionais das dinâmicas individuais e de equipa.



SOCIODRAMA NAS ORGANIZAÇÕES:
um método para a re-criação do Papel Profissional
diante das Mudanças no Trabalho


(Yvette Datner)

O Moreno nos ensinou e está escrito que o pesquisador social, educacional e organizacional, que é o diretor de Sociodrama deve estar engajado com o grupo na identificação dos conflitos e na caminhada da co-construção das mudanças e transformações desejadas pelo grupo. Esta proposta objetiva vivenciar o Sociodrama tematizado que explora a consciência das contradições do mundo do trabalho atual favorecendo um devir profissional espontâneo-criativo coletivo com ressonâncias individuais.
Ao final faremos um processamento em que retomamos pontos importantes do método e suas técnicas.




SOCIODRAMA, MITOS E CONTOS DE FADAS

(Kerstin Jurdeil e Eero Julkunen)

Os Mitos e os Contos de Fadas estão enraizados no nosso inconsciente e lidam com conflitos colectivos profundos. No workshop, trabalhando com o Sociodrama procuramos trabalhar a mudança e permitir o crescimento pessoal.




ENCONTRO COM ADOLESCENTE NUM CÉNARIO MULTICULTURAL
(Mariolina Werner e Monica Westberg)

Treinar jovens para construírem relacionamentos significativos é um desafio. Trabalhamos por forma a promover um desenvolvimento saudável. No Workshop faremos alguns exercícios que usamos na pratica diária compartilhando as nossas experiências.



SOCIODRAMA E CO-INCONSCIENTE
(Manuela Maciel e Mark Wntworth)

O objectivo é demonstrar como podemos trabalhar com conceito de Co-Inconsciente como peça importante no entendimento do Encontro num grupo e o que realmente acontece com a Técnica dos Auxiliares Incógnitos.

Usaremos técnicas de Psicodrama, esculturas, genociograma, e a nova técnica dos auxiliares incógnitos e faremos uma pequena apresentação teórica sobre os principais conceitos envolvidos.



Cidadania e Educação em Cultura de Paz

( Maria Margarida Barros )

O Planeta em Paz é a realidade possível de criar a partir da consciência individual, fonte da ética e da estética humanas, gerando e expressando valores, atitudes e comportamentos da Cultura de Paz.
Como aceder à consciência individual? Como ultrapassar conflitos individuais e colectivos em harmonia? Como viver em paz?
Este sociodrama focará as questões emergentes à vivência da Paz. Abordaremos também as potencialidades do sociodrama pedagógico como metodologia para a educação integral, que forma indivíduos com consciência individual e colectiva, cidadãos conscientes construíndo uma Cultura de Paz.