Biografia Dos Congressistas


Jeane Burger: (EUA)

EDD, TEP formada pela Zerka T. Moreno. Conselheira Profissional e Terapeuta Familiar na pratica privada em Norfolk, Virgínia, EUA. Apresenta Workshops de Psicodrama nos EUA e um pouco por todo o mundo. Foi examinadora na Comissão da Americana de Examinadores de Psicodrama, Sociometry e Psicoterapia de Grupo.


Manuela Maciel: (Portugal)

Psicóloga Social e Clínica, Directora de Psicodrama. Ela é Chairperson da Secção de Psicodrama da Associação Internacional de Psicoterapia e Processos de Grupo. Membro da direcção, supervisora e Formadora na Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Tem dirigido Workshops em muitos paises. É co-editora do livro "Psychodrama Advances in Theory and Practices", pela Routledge (2007).


Martinez Bouquet: (Argentina)

Médico (Universidade de Buenos Aires); Psicoanalista (Associação Psicoanalítica Argentina), Analista Bioenergético (The International Institute for Bioenergetic Analysis) , Psicodramatista e Terapeuta Transpessoal. Tanatólogo. Contribuiu para a entrada na Argentina do Psicodrama, da Análise Bioenergética, o Budismo Vajrayana, a Psicologia Transpessoal e a Nova Tanatología. Colabora com a UNIPAZ.


Ron Wiener: (GB)

Formador Sénior de Sociodrama pela British Psychodrama Association e co-director da MPV/SAM Sociodrama e Métodos Criativos de Ensinar com cursos na Inglaterra, Rússia e China. Trabalha como formador facilitador por toda a Europa. É igualmente co-fundador da Audiance Participation Theatre. Ele é o autor do “Creative Training” e “Comunity Action: The Belfast Experience” assim como muitos artigos e capítulos de livros.


Chiara de Marino: (Itália)

Psicóloga e Psicodramatista do Brasil, viveu na Argentina e agora mora na Itália. Ela faz Psicodrama na Água e já dirigiu vários Sociodramas Públicos na região da Toscânia.


Peter Felix Kellermann: (Israel\Suécia)

Psicólogo Clínico, Psico e Sociodramatista nascido na Suécia, mas que actualmente vive em Israel. Ele é um Formador Internacional de Psicodrama e Sociodrama. Entre 2001 e 2004 foi o director executivo do AMCHA – Centro de Tratamento dos Sobreviventes do Holocausto e suas Famílias em Israel. Fui o Chairperson da Secção de Psicodrama da IAGP entre 1998 e 2000. Autor de livros como “Focus on Psychodrama” ou “Sociodrama and Colective Trauma” pela Routledge e muitos outros livros e artigos.

Jorge Burmeister: (Suiça / Espanha)

Psiquiatra/Psicoterapeuta. Palestrante e supervisor em várias Universidades na Europa e Brasil. Organizador e palestrante de Curso de Supervisão em aconselhamento organizacional na Suiça. Co-organizador da International Summer Academy de Granada,Palestrante do Instituto de Paz e Resolução de conflitos/Universidade de Granada, Co-Fundador do Centro Internacional JL e Zerka Moreno/Granada. Presidente eleito da IAGP (Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais).

Natacha Navarro Roldan: (Espanha)

Psicóloga, Organizadora de projectos de integração multicultural (em várias regiões de Espanha), Co-organizadora da International Summer Academy de Granada,Palestrante do Instituto de Paz e Resolução de conflitos/Universidade de Granada, Co-Fundadora do Centro Internacional JL e Zerka Moreno/Granada. Membro da Direcção da Associação Espanhola de Psicodrama.

Pablo Alvarez Valcarce: (Espanha)
Médico Psiquiatra. Director do Grupo de Estudos de Moreno de Madrid da Associação Espanhola de Psicodrama, Membro da Asociação Espanhola de Psicodrama (AEP). Professor de Terapia de Grupo na Especialidad de Psicología Clínica da Faculdade de Psicología da Universidade Autonoma de Madrid.

Yvette Datner: (Brasil)

Didata Supervisora de Psicodrama sócio-educacional titulada pela FEBRAP (Brasil) para a área organizacional e sócio-educacional.Experiente consultora organizacional. Autora do livro: “Jogos para educação empresarial” ed. Ágora, 2006. Outros Livros: “Intervenções grupais” e “O Jogo no Psicodrama” e vários artigos publicados em revistas especializadas.
Diretora. da Datner Educação Empresarial voltada à saúde individual, grupal e organizacional.


Mark Wentworth: (GB/Portugal)

Vive em Lisboa, Portugal acerca de 20 anos que estuda e trabalha sobre o desenvolvimento pessoal tendo como bases a Psicologia da cor, o processamento profundo da memoria e o Xamanismo. É fundador e director da escola, para o treino e transformação da terapia da cor e desenvolvimento pessoal, chamada Colour for Life. Criou o Teatro Dinâmico e a técnica dos "auxiliaires incógnitos" há 4 anos.. Deu oficinas de Teatro Dinâmico na Europa e nos EUA. www.colourforlife.


Maria Margarida Barros: (Portugal)


Professora e Socidramatista. Trabalha em Educação Artistica e em Educação para a Paz. Desenvolve o Astrodrama / Astrodança. Utiliza os conhecimentos das Artes, Ciências Humana e das Tradições de Sabedoria com uma Abordagem


Micaela Ramos: (Portugal)

Tem formação em Psicologia e exerce a sua actividade tanto em contexto empresarial, enquanto consultora e executive coach, como em contexto de clínica privada, enquanto psicoterapeuta individual e de grupo. Possui o Curso de Director de Psicodrama e Sociodrama da Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Tem vindo a especializar-se no desenvolvimento de processos de coaching individual e de equipa, recorrendo a técnicas sócio e psicodramaticas.


Teresa Roque: (Portugal)


Fez o Curso de Teatro (Formação de Actores), é Psicologa Clinica e Psicodramatista (Terapia Individual e em Grupo). Trabalha com o Sociodrama num projecto para Mães Adolescentes. Pretende dinamizar em Portugal o Teatro Espontâneo.


Ana Caetano: (Portugal)

Psicóloga, Psicoterapeuta e Formanda em Psicodrama na Sociedade Portuguesa de Psicodrama.